sábado, 12 de maio de 2007

Comendo alguma coisa...

É incrível essa nossa família. Minha mãe sempre diz que o meu pai é um ratinho...que ele fareja o lugar de boas comidas!
Outro dia fui à casa de uns amigos dos meus avós! E lá, todas as pessoas mantinham as tradições dos nossos antepassados. Conheciam rituais religiosos, linguagem e claro, a culinária de Okinawa.
Gostei de três pratos especificamente. O tofu, um cozido e a carne de porco.
O tofu era encorpado, firme, com o sabor mais acentuado. Pelo aspecto da "casquinha" que tinha em volta, parecia ter sido frito. Mas não ficou gorduroso, mesclava o sabor com a consistência.
O cozido era surpreendente. Fatias bem fininhas de orelha de porco, com kombu (algas marinhas) também fininho. Um molho adocicado e clarinho. Reforço a minha obcessão pela textura... levemente crocantes e saborosos.
Agora a carne de porco! Esse foi o best of. Esqueci o nome no dialeto, mas era uma dupla de nomes curtos. Essa carne era incrível, maravilhosa...
O aspecto visual era de uma grande e larga fatia de bacon. Na primeira mordida você percebe que é uma carne fresca, que não tinha sido curtida no sal nem que foi defumada. Textura macia, a carne se desfazia na boca. O molho tinha sabor de uma calda caramelizada, com gengibre e levemente salgada, no ponto.
Enquanto comia e me deliciava, as pessoas me contavam as histórias das famílias, celebravam os rituais religiosos. Eu só pensava que estava no lugar certo e que me encaixava perfeitamente em tudo aquilo...

Nenhum comentário: